Unidade Modulares da CAIXA

O grande desafio deste projeto está em solucionar fisicamente a implantação de agências bancárias para a Caixa em centenas de municípios brasileiros, municípios estes que muitas vezes sequer apresentam condições básicas de infra-estrutura para o atendimento à sua população.

A Caixa Econômica, instituição reconhecida por seu caráter bancário e social, necessita ter sua imagem marcada no cenário nacional e estar em perfeita conexão com seus clientes, e para tal requer qualidade no espaço físico de suas agências para desenvolver seus serviços.

Além do caráter que esta edificação deverá apresentar, mostrando sua importância e identidade no desenho de sua arquitetura, o trabalho foi levado para uma pesquisa sobre pré-fabricação, e foi desenvolvido um sistema construtivo que se apropria de produtos já industrializados com os quais serão apropriados para a execução do edifício.

O sistema construtivo industrializado, que otimize o tempo de execução da obra, o caráter de mobiliário urbano, a flexibilidade espacial e a redução de custos em função da construção em escala associados a identidade empresarial, forma as variáveis que nortearam o conceito do trabalho.

A proposta enfatiza o uso da mão de obra local para a execução da infra-estrutura que receberá a edificação vinda dos núcleos de produção. Sua estrutura é formada por pórticos em aço e revestido internamente e externamente com placas sanduiches cimentícias, as quais receberão os acabamentos adequados. Este sistema criará um colchão de isolamento em todas as paredes protegendo a edificação das variações das intempéries.

Foram apresentadas três combinações de edificações quanto ao programa de necessidades e área de construção, variando entre 119,00m2, para a combinação 1, de 141,00m2 para a combinação 2 e 40,50m2 para a combinação 3.

Local: Diversos municípios do Brasil
Cliente: Privado
Data do projeto: 2010
Área do projeto: 195m²
Equipe :Sérgio Roberto Parada Arquitetos Associados - Sérgio Parada e Rodrigo Biavati, Thiago Pimentel (autores); Ayla Gresta, Adriano Paiva, Ricardo Innecco (colaboradores).
Imagens: Thiago Pimentel, Ricardo Innecco

Cliente: Caixa Seguradora
Tipologia: Institucional
Construção: 195m²
Diversos municípios do Brasil - 2010