Acervo Café

O projeto para o Acervo Café e Centro Cultural Espaço Casa propõe uma nova forma de ocupação nas estruturas da antiga livraria. A loja foi dividida e o térreo foi ocupado pela Livraria da Travessa, enquanto o mezanino recebeu a galeria de exposições, sala de eventos, oficina para workshops e a cafeteria como elemento central do espaço. A linguagem e a identidade do projeto para o Acervo Café se desenvolveram com base na história e experiência obtida através da primeira loja, localizada no Guará, entendendo e seguindo as premissas do proprietário Paulo Lins que, juntamente com Ivan Valença, fizeram a curadoria do rico acervo de peças de mobiliário e design que compõem o layout do espaço. Dessa forma, a integração entre café e galeria de exposições acontece de forma harmônica e sutil.

No Acervo Café, propomos uma conexão entre a arquitetura resultante da demolição e desativação da antiga livraria e as peças de mobiliário e decoração que compõem o layout do espaço, através de elementos que exaltam a linguagem de rusticidade proporcionada pelas estruturas e instalações aparentes. Para tanto, utilizamos de correntes suspensas que dão volume ao ambiente central do mezanino e delimitam o salão central, onde foram construídos em concreto os balcões de trabalho e atendimento dos baristas, com marcenaria executada pelos amigos da Vírgula Zero. O concreto é mantido de forma crua e aparente, exaltando a verdade do material, fazendo a conexão com as estruturas aparentes do mezanino.

No projeto para o Acervo Café e Centro Cultural Espaço Casa, buscamos valorizar a arquitetura crua que encontramos após a desativação e demolição da antiga livraria do shopping. As estruturas em concreto, com curvas dramáticas e vãos acentuados, bem como as instalações e estrutura metálica da cobertura, são expostas por todo o teto da loja e são valorizadas como elementos de projeto à semelhança da loja original no Guará, onde a verdade dos materiais expostos ao tempo e a rusticidade das intervenções orgânicas que ali ocorreram ao longo dos anos pelos ocupantes do espaço, tanto antes como durante a sua ocupação como café, se contrapõem ao elaborado design das peças de decoração e mobiliário que compõem o layout do espaço.

Local: Brasília-DF
Cliente: Acervo Café
Data do projeto: 2021
Área do projeto: 327m²
Equipe: Rodrigo Biavati (autor), Matheus Carvalho, Gabriel Montenegro, Isabella Ghiraldo e Maria Eduarda Azambuja (colaboradores)
Fotos: Haruo Mikami

Cliente: Acervo Café
Tipologia: Alimentação
Construção: 377m²
Brasília/DF - 2021