Ampliação e Readequação do CasaPark

O CasaPark está inserido no espaço urbano de Brasília, Cidade Modernista e Patrimônio da Humanidade pela Unesco. No entanto, o mesmo não se caracteriza simplesmente como um centro de comércio, mas sim como um centro de cultura da cidade. Quando tratamos dos assuntos ligados as questões da arquitetura e urbanismo, design de interiores, literatura ou cinema, imediatamente nos reportamos a este local. Por este motivo a diversidade do seu público é representado por um grande espectro, mas ligado, de qualquer forma, a um usuário predominantemente adulto e de formação superior. Este é o principal fato que diferencia este centro de compras dos demais da cidade.

O edifício existente, o qual está em processo de readequação, cujo projeto original é do final dos anos 90, já ter passou por várias intervenções físicas nos últimos anos. Estamos minimizando os tipos de acabamentos de paredes e pisos, de forma a valorizar as lojas, ou seja, o edifício se torna mais neutro para que seus espaços comerciais se destaquem. A humanização de seu interior e exterior, com a criação de jardins, mobiliários adequados e uma comunicação visual própria também foram fatores importantes adotados no trabalho. A utilização de mobiliários elaborados por designers brasileiros, valorizando a produção nacional foi uma das metas adotadas e muito importante para o conceito do projeto.

A expansão do edifício do Shopping segue as mesmas regras de planejamento construtivo e conceitual do edifício existente, valorizando obviamente a sua nova época de sua construção. A união entre as duas áreas se mantém através da comunicação plena entre os pisos do pavimento térreo e do primeiro andar. O novo edifício se desenvolve ao redor de uma praça central, descoberta, facilitando assim a circulação do ar e entrada da luz natural. Na concepção proposta respeita as exigências da legislação atual a qual também possibilita a construção de novas áreas. Foram incorporados uma nova grande garagem, além de espaços para escritórios, ou seja, um Centro Empresarial. Logicamente a arquitetura proposta visa marcar o novo tempo de sua execução e o caráter do conjunto arquitetônico.


Local: Brasília - DF
Cliente: Valença Empreendimentos e Participações LTDA
Data de início do projeto: 2015
Área de Projeto: 104.539m²
Equipe: Sérgio Parada Arquitetos Associados - Sérgio Parada e Rodrigo Biavati (autores); Felipe Miranda (coautor); Larissa Pontes, Caio Damasceno e Rafael de Assis (colaboradores)
Imagens: Rodrigo Biavati, Felipe Mirando e Caio Damasceno

Cliente: CasaPark
Tipologia: Empresarial
Construção: 104.539m²
Brasília/DF - 2015