Loja Light Desing

Dentro da estrutura do edifício que compões o MD, Mercado Design, localizado no Setor de Indústrias e Abastecimento de Brasília/DF, a Loja Light Design ocupa um módulo, cujo volume está definido pelos 6,00m de largura, 29,00m de comprimento e por uma altura de 11,00m. Dentro deste grande paralelepípedo foi composta a loja.

De posse do programa arquitetônico, foi um desafio para nós ordenarmos aquele espaço, de modo a atender as aspirações de uma loja que desejava ser inovadora neste tipo de mercado da “iluminação”.

Adotamos o conceito da loja aberta, de fácil leitura e de surpresas nos seus espaços, fundamental na arquitetura de um comércio com estas características.

Propusemos então 3 grandes áreas de serviços, dispostas em 3 níveis, o térreo e dois mezaninos. Os mezaninos, soltos do espaço frontal de acesso, proporcionam a integração total de todos os níveis, valorizam e exploram o desenho proposto pela fachada do edifício, com seus planos inclinados e o interessante jogo de luz.

No térreo, através do hall com pé direito de 11,00m, é feita a transição entre o exterior e o interior da loja. Este hall está segregado dos demais espaços, no piso do térreo, pelo espelho d’água que corta no sentido transversal, e sobre o qual, uma passarela de vidro direciona o público ao acesso da loja, e verticalmente, está seccionado tanto no térreo como nos demais pisos, por um grande painel, composto por uma malha estrutural metálica, revestida por chapas de aço perfuradas na cor branca, duplas, com luzes em seu interior. Esta solução permite a circulação do ar, e ao mesmo tempo inibe a visão direta para o interior da loja. O objetivo desta proposta é estimular o elemento surpresa que a arquitetura pode criar no ambiente.

Todo o conceito adotado na loja é de integração e continuidade dos espaços, no entanto, isolando-os quando necessário, sem inibir a circulação do ar ou mesmo a possibilidade de desfrutar das perspectivas internas da loja.


Local: Setor de Indústria e Abastecimento - SIA, Brasília – DF, Brasil
Cliente: Light Design do Brasil Ind. e Com. LTDA
Data do projeto: 2006
Data da Obra: 2007
Área Construída: 438m²
Equipe: Sérgio Parada Arquitetos Associados – Sérgio Parada, Rodrigo Marar e Rodrigo Biavati (autores), Carlos Fábio (colaborador)
Fotos: Telmo Ximenes

Cliente: Light Desing
Tipologia: Comercial
Construção: 438m²
Brasília/DF - 2007