Casa Pré Fabricada

O conceito utilizado para este projeto foi propor uma estrutura em aço, leve, com fechamentos em vidro ou painéis industrializados que caracterizasse um espaço residencial. A casa deveria adotar o conceito da pré-fabricação, podendo ser montada e desmontada facilmente e conter todos os princípios de uma construção sustentável, além de marcar sua presença e seu caráter.

No projeto apresentado foi viabilizado o uso de materiais oferecidos no mercado, e através deles foi definido o padrão da modulação da construção.

A proposta para a vedação de paredes assim como para suporte dos pisos, utilizou-se de painéis sanduiches compostos por duas placas cimentícias que protegem a madeira prensada, cuja fabricação estabelece sua largura máxima de 1.20m e alturas variadas.

A partir deste módulo básico, foi estabelecida toda a dimensão da malha de projeto, sempre se observando que as estruturas de aço são independentes dos painéis de fechamentos, tanto das paredes como dos pisos.


Local: Brasília-DFC
Cliente: Casa Viva
Data do projeto: 2013
Área construída: 400m²
Equipe: Sérgio Roberto Parada Arquitetos Associados - Sérgio Roberto Parada e Rodrigo Biavati (autores); Júlia Solléro, Amanda Muller, Clay Rodrigues e Ezio Coimbra (colaboradores)

Cliente: Casa Viva
Construção: 400m²
Brasília/DF - 2013